A vida não é um mistério. É uma aventura
A vida não é um mistério. É uma aventura para viver intensamente. A ideia errada de que tudo é difícil e exige muito empenho assusta-nos ao ponto de desistirmos à primeira dificuldade.
Existe uma ideia errada sobre como a vida se desenrola e, como tal, temos uma relação amor/ódio com ela. Queremos muito ter uma boa vida (seja lá o que isso for) e achamos que só a vamos obter com muita dedicação e esforço. Só que, quando escolhemos esta maneira de lidar com ela, ainda que possamos conseguir alguma coisa, saímos sempre a perder, precisamente porque nos esforçámos em demasia. Este esforço em demasia traz-nos sempre outros tipos de prejuízos que se vão manifestar a curto ou médio prazo.
Na vida, nada pode ser feito em esforço, porque estamos a contrariar aquilo que deve acontecer de forma natural. Além do mais, quando nos esforçamos por determinada situação, na verdade não a queremos assim tanto, estamos a querê-la apenas para agradar aos outros ou provar a nós próprios que somos capazes de conseguir coisas que os outros também conseguem.
A vida não nos pede esforço. Pede-nos que tenhamos a coragem de escolher o que nos é natural, ou seja, aquilo que verdadeiramente queremos fazer, sem nos compararmos com ninguém nem competir para o conseguir.
Tudo aquilo que tem a ver connosco, vem ter connosco a partir do momento em que nós não nos esforçamos para obtê-lo. O que devemos fazer é respeitar-nos a cada escolha que fazemos e nunca permitir o desrespeito por parte dos outros.
Quando nós nos respeitamos, impedimos que alguém nos imponha algo que não queremos fazer, precisamente porque não tem sentido nem tem nada a ver connosco.
Hoje, as pessoas andam perdidas porque não escolhem seguir aquilo que sentem ser a sua vontade, mas perseguem aquilo que lhes ajuda a ser aceite pelos outros.
Escolher viver sem esforço é viver plenamente a vida, é abrirmo-nos àquilo que “fala” connosco, àquilo com que nos identificamos, àquilo que nos traz vida e não sobrevivência, àquilo que nos dá sentido à vida.
O que nos dá sentido à vida não pode nunca ser uma meta, mas antes aquilo que nos faz ter uma atitude que nos faz viver uma vida na direção da paz interior.
Sem paz interior, nada de significativo é alcançado, porque existe sempre um vazio insaciável que nos faz querer sempre algo mais para sermos tal e qual como todos os outros. O que nos distingue um dos outros é a medida da paz interior que sentimos dentro de nós mesmos e a não necessidade de querer a aprovação dos outros, mas apenas a nossa.
Escolhamos viver sem esforço. Escolhamos construir uma vida que seja antes de mais uma aventura.
José Micard Teixeira
Muito lindo !! Amei o texto ❤
Amei grata pela atenção
É tempo de nos revermos, de aceder à parte +profunda de nós, aquela que independentemente das palavras e ou rótulos, nos permite uma limpeza honesta, verdadeira e corajosa, de forma a atendermos, ao apelo d’alma e ❤️… Afinal, é o que conta… Desejos Sinceros de paz, Luz e Amor…
Amei obrigado❤️